Ilustração do método “PDO” com a definição dos padrões de referência pela equipe de pesquisadores
Os métodos sensoriais inovadores tem como uma das aplicações indicar “consumer insight”, não se referem à substituição de avaliadores ou provadores treinados, mas sim ao estudo das respostas dos consumidores com metodologias adequadas, respeitando seu próprio processo cognitivo.
Os métodos sensoriais descritivos são utilizados no desenvolvimento de novos produtos, no controle de qualidade, nas alterações de ingredientes e/ou formulações e na avaliação durante a estocagem e, ainda, permitem identificar, descrever e quantificar os atributos que caracterizam um produto. Porém, estas análises são demoradas e com custo elevado, devido aos exaustivos treinamentos de avaliadores. Com o intuito de reduzir o tempo e serem econômicos, surgem metodologias para otimizar e que permitam uma descrição rápida e versátil que quantifique o comportamento, as opiniões e as preferências do consumidor de produtos. Esses métodos sensoriais inovadores, são também conhecidos como emergentes, que podemos destacar:
- CATA – Check all that apply
- Flash Profile
- T-CATA – Temporal check all that apply
- TI – Tempo intensidade
- RATA – Rate all that apply
- Free choice profiling
- TDS – Temporal dominance of sensation
- TDS ingestas múltiples
- TDS dual
- TDS food pairing
- TDS liking
- TDE – TDS + emoções
- TDS transmodal
- TDL – Temporal drivers of liking
- EsSence Profile®
- EsSence 25
- EmoSemio
- Open-ended questions
- Sorting
- Napping® – Projective mapping
- PSP – Polarized sensory positioning
- AEF – Attack, Evolution and Finish
- FC-AEF – Free comment attack, evolution and finish
- TOS – Orden temporal de sensaciones
- Associação de Palavras – Open-ended
- Repertory grid
O modo de aplicação dos métodos sensoriais inovadores varia com o tipo de teste. Neste blogspot vamos comentar alguns.
O “Check-All-That-Apply” (CATA), em que a metodologia é baseada em atributos pré-selecionados e permite aos consumidores escolher todos os atributos possíveis para descrever o produto, a partir de uma lista apresentada. Como as respostas CATA estão diretamente ligadas à percepção dos consumidores em relação às características do produto, essas respostas podem ser utilizadas como dados suplementares, para maximizar a aceitação dos produtos.
A metodologia de Análise Temporal das Sensações ou “TDS” (Temporal Dominance of Sensations) estuda a sequência de sensações dominantes de um produto durante um determinado período de tempo. Mais precisamente, consiste em identificar as sensações percebidas como dominantes até que a percepção termine. Esse método difere do Tempo Intensidade, porque no TI é realizado apenas em um pequeno número de atributos ou com um número limitado de produtos, pois apenas um atributo é avaliado de cada vez. A fim de reduzir a duração da análise. No TDS as percepções são representadas por curvas que demonstram quantas vezes cada sensação foi considerada dominante durante o período de avaliação. Esse método é considerado descritivo multi-atributo rápido e eficaz, quando comparado com outros métodos descritivos convencionais utilizados para avaliar um conjunto de sensações induzidas por um determinado alimento. Atualmente, existem softwares que constroem os gráficos dos resultados obtidos e um software é o SensoMaker, desenvolvido por dois pesquisadores da Universidade de Lavras, MG, Brasil.
EsSence Profile®, se baseia em uma lista de termos positivos e negativos, descritores de emoções selecionadas e entendidas pela maioria dos consumidores. Um número apropriado de termos de emoções (autores recomendam 39), necessários para caracterizar, de forma mais completa, as respostas emocionais em relação aos alimentos. As intensidades das emoções também são relacionadas a uma maior frequência de uso do produto, além disso, diferentes categorias de produtos requerem modificações da lista de descritores de emoções específicas. No entanto, a quantidade de termos, para alguns autores, pode ser um problema, em que o tempo é limitante e as tarefas são projetadas para serem fáceis de realizar pelos consumidores. Assim, surgiu o método de avaliação de emoção com um número reduzido, o “EsSence 25”. Estes são utilizados para orientar o desenvolvimento de produtos semelhantes aos fornecidos, mapeando uma categoria, contribuindo para a essência da marca e marketing. Já o “EmoSemio”, também é um questionário desenvolvido com o objetivo de descrever emoções específicas e resolver algumas limitações encontradas em estudos sobre emoções relacionadas ao consumo de alimentos. Esse questionário foi desenvolvido por pesquisadores italianos que propuseram um número mais limitado de termos, já que o EsSence Profile® apresenta alguns termos redundantes. Além disso, muitos termos utilizados, podem ser específicos de cada país ou cultura. O pesquisador deve avaliar cuidadosamente os termos mais adequados para cada situação.
O “Flash Profile” permite ao consumidor uma descrição mais detalhada dos atributos que caracterizam as amostras, “Sorting” é baseado na percepção global do consumidor, mapeamento projetivo ou “Napping” uma metodologia holística, na qual a percepção global é realizada por similaridade e dissimilaridade dos produtos.
Outro método sensorial inovador é o perfil Descritivo Otimizado “PDO”, foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o tempo de métodos descritivos, em que avalia os atributos sensoriais e fornece ao mesmo tempo, informações qualitativas e quantitativas, realizando uma sessão de apresentação dos padrões de referência para permitir a familiarização destes e com os materiais que ancoraram os extremos da escala não estruturada e, assim padronizar a forma de avaliação. Por isso, é muito recomendado para análises de estabilidade, controle de qualidade, otimização de formulações e correlação de medidas instrumentais.
O método de “Associação de Palavras” oferece informações cognitivas, por meio da primeira associação que vem à mente dos consumidores, sendo a mais relevante no momento da decisão de consumo. O método consiste em apresentar estímulos verbais ou visuais, por meio de imagens, frases ou questões, e então devem descrever as primeiras três a quatro palavras ou expressões que vêm à mente, quando pensam no produto. As palavras e/ou frases geradas abrangem uma ampla gama de termos que ajudam a descrever as expectativas dos consumidores, além de contribuir para a efetiva exploração de suas escolhas.
Atualmente, a aquisição de alimentos converge às tendências de sensorialidade e prazer, sendo os elementos decisórios no momento da compra e a indústria precisa estar atenta a estas tendências de mercado. Desta forma, métodos sensoriais inovadores estão sendo cada vez mais utilizados, e podem substituir as análises sensoriais clássicas, devido à vantagem de simplificar processos, praticidade e rapidez e, geralmente, são descobertos insights importantes para a indústria. Além disso, os dados podem ser coletados por estímulos transmitidos por meio de plataformas digitais utilizando a internet como uma ferramenta para difundir a pesquisa. No entanto, em contrapartida, quando for necessário determinar pequenas diferenças na intensidade de atributos específicos, a análise descritiva clássica continua sendo a melhor opção para a caracterização sensorial de produtos.
Quer saber mais sobre Ciência Sensorial e do Consumidor? Confira a série de blogposts da ABCSC no site.
Autora: Márcia Arocha Gularte