O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março.
Em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, para proteger e oferecer direitos fundamentais aos consumidores.
O campo das Ciências Sensoriais e do Consumidor tem evoluído a passos largos nas últimas décadas como instrumento valioso não só na qualidade do produto, mas também orientados ao consumidor, pela investigação minuciosa das preferências e das percepções do consumidor em relação ao produto, através da análise dos sentidos.
Centrados no consumidor, métodos e testes investigam e analisam características decisivas para a compra de um alimento, que podem determinar, ou não, sua aceitação. Aplicados para compreender quais sensações o produto desperta no consumidor e de que maneira eles podem ser potencializados para proporcionar uma experiência de consumo prazerosa e sustentável.
Os métodos aplicados para medir a resposta do consumidor a um produto devem representar:
(1) quem testará e usará os produtos (amostras representativas do público alvo, segmentação de consumidores);
(2) onde eles os usarão (laboratório – Central Location Test – e fora do laboratório – Home Use Test, visto que o contexto é importante para entender e prever o comportamento do consumidor no mundo real);
(3) quais métodos nos permitem prever melhor a aceitação e o consumo do produto com essas pessoas nesses ambientes (métodos quantitativos x qualitativos, métodos implícitos x explícitos); e
(4) quão amplamente a pesquisa refletirá as atitudes e comportamentos dos consumidores (pesquisa global).
Por: Lucila Vicari