Escrito por Raquel Carvalho Kamphorst, Cientista de Alimentos, Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UERGS/Encantado)
Uma embalagem bonita sempre mexe com o consumidor. Mas sabia que a cor da embalagem também pode mudar o sabor percebido em um alimento? E que ela ainda pode provocar uma emoção diferenciada quando o consumidor está comprando ou usando o seu produto?
Não é à toa que chocolates ao leite têm embalagens vermelho/rosa e chocolates amargos têm embalagens escuras. As cores vermelho/rosa remetem às cores de frutas, que são doces, e por isso pode levar o consumidor a percepção de um produto mais doce. Já a cor escura remete aos aromas provenientes da torra e sensação gustativa amarga, e por isso o consumidor sente o alimento com mais intensidade esse sabor. O mais interessante é que não é só uma percepção, o consumidor realmente sente o produto com mais esse sabor só por causa da cor da embalagem.
Até mesmo a xícara do cafezinho por mudar o que o consumidor sente! Servir café em uma xícara vermelha, por exemplo, leva a pessoa a sentir ele mais doce e ácido; já em uma xícara escura, imagina só: o café vai ficar mais amargo.
A ciência sensorial e do consumidor pode ajudar você a melhorar seu produto, estimular seus consumidores a escolhas mais direcionadas! Vamos dar um estudar qual a cor mais combina com o sabor do seu produto com muita ciência sensorial e comportamento do consumidor?
Vale a leitura: