
IA NA SUA COMIDA? COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ AJUDANDO A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS A DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS E PROCESSOS?
Descubra como a inteligência artificial está transformando a indústria de alimentos! Explore o desenvolvimento de novos produtos e a inovação de processos impulsionados por essa tecnologia. Acompanhe as últimas novidades e exemplos práticos desse universo!
A IA é uma parte da ciência que se concentra na resolução de problemas em múltiplas disciplinas e pode ser usada para diversas aplicações, como o desenvolvimento de sistemas semelhantes ao comportamento da inteligência humana (MAVANI et al., 2021).
Há 25 anos, aproximadamente, a IA foi aplicada pela primeira vez na indústria alimentícia para prever e simular características do produto após o processamento (BARH, 2020). Com o desenvolvimento da tecnologia, ocorreram avanços na capacidade de processamento de dados das máquinas, e hoje ela já está nas prateleiras dos mercados.
Um exemplo é a empresa Coca-cola, que recentemente utilizou IA para o desenvolvimento de um novo sabor para seu produto Y3000, com a alegação de co-criação por IA em seu rótulo frontal (https://gkpb.com.br/132761/coca-cola-y3000/). A cerveja Becks também desenvolveu sua cerveja através da IA, sendo a receita, o logo, e a campanha publicitária inteira co-criada pela tecnologia e utilizada como marketing de inovação pela marca (https://revistabeerart.com/news/becks). Já a empresa chilena NotCo, que produz produtos a base de planta (plant-based), criou sua própria IA para o desenvolvimento de seus produtos com características semelhantes a alimentos com ingredientes de origem animal (leite, sorvete, maionese), mas utilizando apenas ingredientes de origem vegetal. Giusepe (como é conhecida a IA da empresa) utiliza uma série de modelagens matemáticas por IA para analisar a estrutura do produto no nível molecular e, em seguida, replicá-la usando apenas produtos à base de plantas. O Giusepe busca similaridades entre sabores, textura, componentes nutricionais, entre outras funcionalidades que podem influenciar sensorialmente o consumidor (https://notco.com/br/sobre/giuseppe).
Interessante, a Coca-Cola e a Becks usam esse apelo (criado por inteligência artificial) no seu rótulo, a NotCo não.
E aí? Como você acha que o consumidor reagiria a um alimento desenvolvido por IA?
Você viu mais algum alimento com esse claim? Compartilha aí com a gente!
Barh, D. (2020) Artificial intelligence in precision health. From concept to Application. Academic in Press. https://doi.org/10.1016/C2018-0-01935-0
Mavani, N. R., Ali, J. M., Othman, S., Hussain, M. A., Hashim, H., Rahman, N.A. (2021). Application of Artificial Intelligence in Food Industry—a Guideline. Food Engineering Reviews,14, 134-175. https://doi.org/10.1007/s12393-021-09290