A ABCSC MARCA PRESENÇA NO ICASSCR – 3rd INTERNATIONAL CONGRESS ON ADVANCES IN SENSORY SCIENCES AND CONSUMER RESEARCH E TROUXE NOVIDADES SOBRE INOVAÇÕES NA ÁREA!!
A ABCSC, que apoia o ICASSCR desde sua primeira edição, marcou presença no evento e ainda premiou o melhor trabalho. Confira os melhores momentos!
A terceira edição ICASSCR, evento organizado pela Profa. Dra. Helena Bolini, Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, ocorreu entre os dias 21 e 23 de maio de 2025, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, São Paulo.
Referências nacionais e internacionais na área de Ciências Sensoriais e do Consumidor abrilhantaram os três dias. O primeiro dia começou com as boas vindas e uma palestra da própria Profa. Dra. Helena, que mostrou como estratégias de utilização dos mapas tempo-intensidade múltiplos podem ser utilizados em testes de preferências dos consumidores. Em seguida, a Profa. Dra.Mara Galmarini (CONICET/UTDT – Argentina) encantou o público quando mostrou trabalhos realizados com tecnologias imersivas e quais as abordagens para transformar o “virtual” em “real”, principalmente em estudos de crossmodalidade.
Entre os dias 22 e 23 de maio de 2025, um encontro de referências nacionais e internacionais na área da ciência sensorial e do consumidor agitou o cenário científico. Pesquisadores renomados do Brasil, Argentina, México e Estados Unidos se reuniram para discutir as últimas tendências e inovações em um evento que abordou desde a otimização de produtos com base nas preferências dos consumidores até a aplicação de inteligência artificial para prever insights do consumidor.
No dia 22, a programação teve início com a palestra da Profa. Dra. Helena Bolini, Professora titular Unicamp – Brasil e organizadora do evento, apresentou pesquisas sobre como estratégias de utilização dos mapas tempo-intensidade múltiplos podem ser utilizados em testes de preferências dos consumidores. Em seguida, Mara Galmarini (CONICET/UTDT – Argentina) explorou a transmodalidade sensorial através de tecnologias imersivas, enquanto Rosires Deliza (EMBRAPA – Brasil) focou na percepção do consumidor sobre novas opções alimentares sob uma perspectiva de sustentabilidade.
A tarde do dia 22 contou com apresentações de Tais Ricciardi Rodriguez (Ajinomoto – Brasil) sobre a aplicação de métodos sensoriais para ampliar a voz do consumidor, seguida por Rafaela Bedone (TAKASAGO – Brasil), que abordou a ciência e a arte dos aromas. Para finalizar o dia, discussões sobre os sentidos e significados do café, também sob expectativas de crossmodalidade, foram abordadas pelo Prof. Dr. Jorge Behrens (UNICAMP – Brasil), junto com a influência de contextos virtuais imersivos na aceitação sensorial, tema apresentado por Valéria Minim (UFV – Brasil).
O dia 23 trouxe ainda mais novidades, começando com Marcia Goularte (UFPel – Brasil) e as aplicações inovadoras de inteligência artificial em estudos de consumer insights. Já Ivan Mendez (UNAM – México) discorreu sobre a inovação sensorial conceitual de produtos, e Hellen Maluly (Consultora independente – Maaloula – O sabor da Ciência – Brasil) levantou a questão do impacto da redução de sódio nos alimentos, trazendo diferentes aspectos de rotulagem e também de sabor.
A programação da manhã do dia 23 também contou com a participação de Ratapol Teratanavat (Takasago – USA/Japão), que falou sobre o aproveitamento de insights híbridos de consumidores para impulsionar a inovação, e uma apresentação especial de Howard Moskowitz, psicofísico com uma longa trajetória na ciência sensorial desde a década de 1960.
A tarde do dia 23 incluiu apresentações da referência Gail Vance Civille (Sensory Spectrum – USA) sobre a conexão entre a linguagem do consumidor e a compreensão técnica do produto, e de Franciele Goulart & Natasha Lorenzo (Duas Rodas – Brasil), que exploraram a brasilidade nos aromas através da integração de ciências sensoriais e neuroinsights. O evento culminou com apresentações orais, uma mesa redonda e o anúncio do trabalho premiado pela ABCSC (confira matéria – link para a próxima matéria).
Este encontro, que promoveu a troca de conhecimentos e a discussão de temas cruciais para o futuro da ciência sensorial e da indústria de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo, ocorrerá novamente entre os dias 13 e 15 de maio de 2026.