BHB Festival 2024 apresenta tendências no consumo de suplementos e as categorias em ascensão no mercado da alimentação
Encontro na capital paulista abordou a inovação, a ciência e as colaborações estratégicas fundamentais para moldar o setor, com a apresentação de dados e cases in
éditos
O tema central do segundo dia da 14ª edição do BHB Festival 2024, no palco do BHB IN, foi o futuro da alimentação, com foco nas tendências de consumo em suplementos e nas categorias em ascensão na mesa do brasileiro. Trata-se de um dos maiores eventos do país voltado para alimentos, bebidas e suplementos. Com a participação de renomadas marcas e especialistas do ramo, o evento apresentou ao público uma série de palestras que integraram a ciência com o mercado, visando moldar o futuro da alimentação. Essa edição marca ainda a união entre a Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição, e a Francal, empresa reconhecida por seus ecossistemas para eventos.
O evento iniciou com o fórum O Futuro dos Suplementos. Carolina Godoy, head de negócios da Equilibrium Latam, Gislene Cardoso, da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), e Bruno Busquet, presidente da Brasnutri, apresentaram o panorama do mercado de suplementos, apontando as principais tendências. Pesquisa apresentada pela Brasnutri, apontou que o suplemento mais consumido hoje no país é o que contribui para o fortalecimento da imunidade (53%), seguido de manutenção da saúde (43%). Durante o debate, ressaltaram que o setor passa por grandes transformações e que as associações têm um papel fundamental para ajudar no esclarecimento sobre os produtos, bem como dar andamento às aprovações setoriais importantes para que o setor avance rapidamente, gerando mais segurança aos consumidores.
Ulisses Dante, diretor da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA, líder global no uso de informação, tecnologia e análises avançadas na área da saúde, abordou dados que comprovam o avanço no consumo de suplementos no Brasil. Como a Brasnutri, também aponta que o bem-estar e a prevenção de doenças estão entre as principais motivações de compra desta categoria, sendo as vitaminas os produtos mais vendidos. Em seguida, o nutricionista Dr. Luciano Bruno discorreu sobre o futuro dos ingredientes e de como irão revolucionar esse mercado. Segundo ele, o que impulsiona a indústria dos suplementos é a crescente necessidade do indivíduo em viver mais e melhor. Outra necessidade de consumo que percebe é o cuidado com a ansiedade, apontada como a doença dos novos tempos.
Durante o painel: “Ciência e Mercado: o que inspira as novas criações na indústria de suplementos esportivos e farmacêuticos?”, mediado por Carolina Godoy, a Dra. Leila Hashimoto, nutricionista e cientista pela Beneo, apresentou o case científico da palatinose e os seus benefícios para o desempenho esportivo, o controle de peso, a cognição, o humor, a saúde do coração, entre outros. Amid Tony Ibrahin, pesquisador de aplicação da Corbion, multinacional holandesa de produção de ingredientes de ácido lático e derivados, apresentou um case de estratégias para fortificação de alimentos com micronutrientes. Franciele Goulart, coordenadora de atendimento técnico ao cliente da Duas Rodas, multinacional de aromas e ingredientes naturais para indústria de alimentos e bebidas, fechou o painel abordando a indulgência na suplementação e o papel da sensorialidade no universo saudável. A executiva destacou o surgimento de um público consumidor que busca saúde com sabor, prazer e experiências nessa categoria, e não apenas performance.
Para finalizar o primeiro fórum, Mariane Borelli, CEO da Supley, principal hub de marcas de suplementos com foco em performance, falou sobre a esportificação, comparando o jogo da inovação com a abertura do varejo alimentar. Segundo ela, tanto a comunicação como a distribuição estratégica dessa categoria de produtos são fundamentais para ampliar as vendas, considerando que o público ainda requer conscientização sobre os diferentes tipos e benefícios dos suplementos. Para a especialista, as marcas precisam levar mais informação ao público, pois ainda falta educação sobre a funcionalidade desses produtos.
A segunda parte do evento recebeu o fórum Categorias em Ascensão e Estratégias Vencedoras. Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, apresentou dados de mercado que revelam quais categorias estão em crescimento e citou os produtos protéicos como os que mais crescem, seja o leite proteico, o cereal em barra proteico ou os suplementos para academia. Já no mercado plant-based, por exemplo, a Priscila destaca que as bebidas vegetais são os motores do crescimento desse setor.
No painel sobre o Varejo Verde, o debate entre Ana Paula Seixas, CEO do Mundo Verde, e Gustavo Negrini, fundador da Agência A4, revelou a importância da comunicação direcionada aos prescritores (B2P) e de tornar os canais de venda cada vez mais especializados, como estratégias para gerar conexão com os consumidores, em um mercado que ainda requer educação. Sendo assim, as marcas devem se adaptar às necessidades dos diferentes canais de vendas (B2B, B2C e B2P), lembrando que hoje o prescritor é um dos que mais influencia, não apenas na compra dos produtos, como na indicação dos pontos de venda. Para eles, o canal especializado, com uma curadoria de produtos apurada e respaldada por especialistas, gera uma experiência positiva com o consumidor, aumentando a conexão com o público-alvo. Por isso, consideram a segmentação dentro dos canais de venda como o futuro do varejo.
Os executivos Gustavo Assis, presidente da MasterSense Ingredientes e Aromas, e Gabriel Ferreira CEO e fundador da Bold, indústria de snacks e barras de proteínas, abordaram quais contribuições as marcas podem fazer para construir o mercado de alimentação saudável. Segundo Assis, para superar os desafios do mercado é necessário unir as tendências internacionais com o contexto local, fortalecendo todo o ecossistema que envolve o setor, para gerar uma equação final que seja adequada a cada marca. O cliente e o fornecedor de ingredientes precisam estar em sintonia. “Nesse processo aprendemos muito, é preciso estar aberto às trocas em um processo em que todo mundo ganha. Além disso, a forma como as marcas se comunicam precisam ser mais rápidas para acompanhar o mercado”, explica. Sobre a categoria de snacks, Ferreira acredita que os produtos enriquecidos com a proteína devem avançar, reafirmando os dados revelados previamente pela Scanntech.
Para representar a categoria de bebidas, marcaram presença Victor Wanderley, CEO da Sucos Tial, e Mariana Ferrão Sales, da multinacional International of Flavors & Fragrances (IFF). Wanderley explicou sobre sua busca em desenvolver produtos industrializados cada vez mais saudáveis. Com 38 anos de mercado, a Tial almeja se reinventar para no futuro ser uma plataforma de bebidas saudáveis e acessíveis. Mariana explica que a inovação de seus produtos auxilia as empresas a criarem produtos mais saudáveis a partir de combinações de ingredientes sob medida. Segundo ela, o sabor é indispensável para encantar o consumidor e gerar recompra. Por isso, explica que é importante para as empresas criarem estratégias alternativas, como usar aromatizantes para equilibrar o dulçor do próprio produto, em substituição ao uso de açúcar. Ou usar aromas naturais que mascaram o gosto de adoçantes muito fortes, por exemplo. Como a especialista explica, esses ingredientes têm tecnologia suficiente para proporcionar até a redução sal de alguns alimentos industrializados.
Luiz Camargo, CEO e fundador da Bauni, marca especializada na pesquisa, na produção e na comercialização de baunilhas e derivados, e Gregory Goldfinger, CEO e fundador da GoldKO, marca de chocolates zero açúcar, apresentaram suas marcas e abordaram as tendências dessa categoria. Para falar sobre alimentação plant-based, participaram Álvaro Gazolla, CEO da Vida Veg, e Larissa Maluf, diretora de comunicação da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), que comentaram sobre os desafios e avanços nesse segmento. Fábio Ferreira, CEO da Verde Campo, abordou o futuro dos lácteos e as novas ocasiões de consumo dessa categoria.
Para encerrar o evento, Kely Gouveia, head de inovação da Equilibrium Latam, apresentou a entrega de troféus do Prêmio Top Marcas Categorias Saudáveis 2024 que reconhece as marcas de alimentos, bebidas e suplementos mais lembradas e recomendadas pelos nutricionistas em todo o Brasil, em dez categorias. O resultado veio a partir de uma pesquisa realizada pela Academia de Nutrição, com mais de mil profissionais de todo o país. Entre os vencedores:
- Marca nº 1 em saúde e nutrição: Vitafor
- Suplementos esportivos: Vitafor
- Vitaminas e minerais: Vitafor
- Probióticos: Vitafor
- Snacks saudáveis: Mãe Terra
- Bebidas saudáveis: Natural One
- Leites e derivados: Nestlé
- Pães: Wickbold
- Comidas prontas: Liv Up
- Veganos/plant-based: Vida Veg
Sobre o BHB Festival
O BHB Festival é um ponto de encontro entre ciência e inovação, reunindo os maiores especialistas do mercado de alimentos, bebidas e suplementos. Em sua 14ª edição, reúne profissionais e empresas inovadoras, para trocarem conhecimento e realizarem novos negócios. O evento é composto pelo BHB IN (Inovação e Negócios), um congresso para profissionais do marketing, P&D, empresários e especialistas interessados, e o Summit, um congresso para profissionais de saúde convidados. Já o FoodHub é um espaço destinado a startups que podem expor seus produtos e fazer networking com grandes players da indústria.
Sobre o BHB
O ecossistema BHB (Building Healthier Brands) pertence ao grupo Equilibrium e busca levar mais saudabilidade para o mercado de food no Brasil, revolucionando o cenário de suplementos, alimentos e bebidas. A empresa adota uma estratégia de conteúdo inovadora, mergulhando no universo “phygital” para impulsionar a comunicação e a geração de negócios no setor. O objetivo do ecossistema é ser o ponto de encontro de profissionais que estão em busca de soluções que auxiliem nos desafios de inovação, marketing e desenvolvimento de produtos das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos.
Sobre Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é a maior e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional e um ecossistema completo para eventos que une uma extensa variedade de produtos ou serviços em um local único, e que simplifica a jornada do nosso cliente. Os negócios originados pelos 15 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.
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