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Saiba o que aconteceu no SenseTrends 2024!
Saiba o que aconteceu no SenseTrends 2024!
No dia 25 de outubro de 2024 ocorreu o II SenseTrends, um evento organizado pela Associação Brasileira de Ciências Sensoriais e do Consumidor (ABCSC), que reuniu profissionais e acadêmicos para discutir tendências e inovações apresentadas nos principais congressos internacionais: SenseLatam (Colômbia), Sensometrics (França), SSP Conference (EUA) e EuroSense (Irlanda).
Entre as palestras, Alessandra Bugatte Palazzo (Sensoriale Consultoria), Rafael Barroso (DSM-Firmenich), Iara Braúna (ALS) e Rosires Deliza (Embrapa) abordaram temas sobre multissensorialidade, sustentabilidade, inteligência artificial e gamificação, além de apresentar metodologias inovadoras para pesquisa sensorial e de consumidor.
Após as palestras, reuniram-se em um painel especialistas da indústria, liderado por Patrícia Pianovski, que contou com a participação de Rafael Barroso (DSM-Firmenich), Patrícia Niizu (BRF) e Taís Rodriguez (Ajinomoto do Brasil), que trouxeram reflexões sobre os desafios e oportunidades para o setor.
O evento reforçou a importância de compartilhar conhecimentos e fortalecer as conexões entre profissionais da área.
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ABCSC Talks iniciando!!
Iniciaremos em 28 de Junho nossa série ABCSC Talks.
A ideia destes momentos é promover cursos, mesas redondas, apresentações sobre Análise Sensorial e Estudos com Consumidores.
Iniciaremos nossa jornada com o tema “Normas técnicas – como é regulamentada a Análise Sensorial”, que será ministrado por Iara Braúna. O evento será realizado 100% on-line e ao vivo. Para se inscrever acesse o link ABCSC
Em breve publicaremos a programação completa do próximo semestre. Nos siga nas redes sociais e fique sabendo das novidades.
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EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA FOOD QUALITY AND PREFERENCE ESTÁ COM CHAMADA ABERTA PARA ENVIO DE ARTIGOS
A renomada revista Food Quality and Preference está recebendo artigos para uma edição especial. Nesta edição será abordado o tema “Underrepresented Populations in Sensory & Consumer Research: Beyond WEIRD Samples“.
A escolha desse tema se deve ao fato de que a maioria dos estudos acadêmicos em ciência sensorial e do consumidor é baseada em participantes com um perfil peculiar, comumente referidos como indivíduos WEIRD, cuja sigla significa “Western-Educated-Industrialized-Rich- Democratic societies”, ou seja foi realizada com indivíduos de sociedades ocidentais, educadas, industrializadas, ricas e democráticas, geralmente formado por painéis online ou estudantes universitários.
Por esse motivo foi identificada a necessidade de examinar fenômenos e processos além das amostras WEIRD. Esta edição especial pede artigos de populações sub-representadas, incluindo participantes com antecedentes demográficos, psicográficos ou culturais diferentes do que costuma acontecer na literatura do WEIRD, incluindo grupos “vulneráveis” de participantes. Estudos exclusivamente de países e culturas WEIRD também podem ser considerados se apresentarem populações sub-representadas (por exemplo, povos indígenas, LGBT+, deficiências, etc.).
O prazo atual para recebimento de trabalhos é 31-jan-2024 e submissão pode ser feita clicando no link AQUI
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FELIZ DIA DO CONSUMIDOR!!
O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março.
Em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, para proteger e oferecer direitos fundamentais aos consumidores.
O campo das Ciências Sensoriais e do Consumidor tem evoluído a passos largos nas últimas décadas como instrumento valioso não só na qualidade do produto, mas também orientados ao consumidor, pela investigação minuciosa das preferências e das percepções do consumidor em relação ao produto, através da análise dos sentidos.
Centrados no consumidor, métodos e testes investigam e analisam características decisivas para a compra de um alimento, que podem determinar, ou não, sua aceitação. Aplicados para compreender quais sensações o produto desperta no consumidor e de que maneira eles podem ser potencializados para proporcionar uma experiência de consumo prazerosa e sustentável.
Os métodos aplicados para medir a resposta do consumidor a um produto devem representar:
(1) quem testará e usará os produtos (amostras representativas do público alvo, segmentação de consumidores);
(2) onde eles os usarão (laboratório – Central Location Test – e fora do laboratório – Home Use Test, visto que o contexto é importante para entender e prever o comportamento do consumidor no mundo real);
(3) quais métodos nos permitem prever melhor a aceitação e o consumo do produto com essas pessoas nesses ambientes (métodos quantitativos x qualitativos, métodos implícitos x explícitos); e
(4) quão amplamente a pesquisa refletirá as atitudes e comportamentos dos consumidores (pesquisa global).
Por: Lucila Vicari
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